,

A Bruna Linzmeyer de Jorge Bispo (18+)

16.7.15


A notícia de que Bruna Linzmeyer posou nua para o fotógrafo Jorge Bispo não é nova, mas vamos aos pormenores. Pra começar, eu (e a torcida do Flamengo e mais um pouco) acho ela tão gata que vale mais algumas linhas. 

O ensaio aconteceu num domingo de Abril, no estúdio do fotógrafo, no Rio de Janeiro. A ideia por trás desse projeto é o lançamento de uma revista, batizada apenas de #1, totalmente dedicada ao ensaio da atriz, com total liberdade criativa do fotógrafo e da fotografada. A fotografia com a banana, por exemplo, nem fazia parte da ideia original, mas do café da manhã e acabou entrando na sessão. E a proposta é que o projeto continue como uma revista independente, tendo cada nova edição um novo projeto gráfico e uma nova modelo posando.



Até aí, tudo bem, nada de extraordinário na ideia. A novidade começa na tiragem e no preço: formam impressos apenas 160 exemplares (sem intenção de  reimpressão) e um cada custa R$ 300,00 (vem numerado e assinado, claro). A pré-venda dos 30 primeiros se esgotou em uma manhã, outros foram destinados a venda em dois eventos de lançamento e os 10 últimos exemplares acabaram de serem disponibilizados para venda. 


Ou seja, não é só uma revista e não é somente uma obra de arte, é também a criação de um objeto de fetiche.



Nesse mundo nosso de reprodução das obras, essa história soa até como injusta: apenas 160 exemplares privam o mundo da nudez deliciosa da Bruna. Ora, mas essa é a liberdade de um artista: decidir também pelo seu alcance. O preço também é relacionado a essa escolha, se você fizer um cálculo rápido vai perceber que não há a intenção de lucro, porque a impressão de qualidade numa tiragem tão pequena é caríssima (e há os impostos, lançamentos e envio), além da produção fotográfica. É praticamente o preço de custo (a Bruna posou sem cachê).

Como curiosidade, quem escreveu os textos da revista foi o marido dela, o ator e dramaturgo Michel Melamed.



Mas a internet é matreira, e algum dos compradores fotografou o livro e o disponibilizou. Não acredito que isso invalide a obra enquanto fetiche, até porque quem realmente a desejou procurou comprar. A qualidade das imagens é muito abaixo do original, mas quem tem curiosidade pode procurar o livro no torrent (lembrando que são links de terceiros e a responsabilidade fica com quem resolver baixar, inclusive quanto aos popups chatos e outras encrencas).

- Site com o arquivo Torrent - opção 1
Site com o arquivo Torrent - opção 2



A carreira do Jorge Bispo é um outro assunto interessante. Já fotografou mulheres famosas para renomadas revistas masculinas e ilustres desconhecidas para seu projeto autoral Apartamento 302, que também virou livro e uma série no Canal Brasil. a semelhança do projeto Revista #1 e do Apartamento 302 é que em ambas não se usa Photoshop e busca-se mostrar o feminino enquanto liberdade. Nas próprias palavras do fotógrafo:

“Depois de colocar em foco a nudez das mulheres como elas são na vida real, nuas e cruas, agora abro espaço para todo e qualquer tipo de fantasia, deixando que criem o ensaios junto comigo. Nuas ou não, mas sempre libertárias, transgredindo padrões”, 

Você pode saber mais sobre o trabalho dele em seu site oficial clicando AQUI e em sua página do Facebook AQUI.

Abaixo, mais algumas das belas fotografias dele.


















Quer aproveitar e aprender a fotografar como um profissional?

O melhor caminho para fotografar melhor é fazer um bom curso. Indicamos o Curso de Fotografia Online, com o fotógrafo Rodolfo Corradin

Com mais de 100 mil seguidores Rodolfo tem conquistado várias pessoas e já realizou ensaios com as maiores blogueiras do país além de diversas outras celebridades. Esse Curso é para você que quer começar na fotografia, mas também para você que já é fotografo e quer aprimorar suas técnicas e habilidades comerciais. São 17 vídeo aulas com dicas de como começar na fotografia, como vender o seu trabalho, configurações de câmera, produção, lentes, equipamento, luz, enquadramento, direção além de técnicas para usar o Lightroom e Photoshop. Além disso, o curso te dá um certificado para melhorar seu currículo!

E o melhor? O preço! Muito em conta e com as facilidades de pagamento por cartão ou boleto e a segurança já comprovada do sistema Hotmart.

Para conhecer mais do curso, clique na imagem abaixo. E boas fotografias!


Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!