5 Dicas de Ouro para Fazer Fotos Incríves

23.6.15


A fotografia é uma paixão pra muita gente, profissionais ou amadores. E não é pra menos: é uma das formas de arte mais dinâmicas e com maior desenvolvimento nos últimos 100 anos. Poucas formas de expressão assistiram tantas transformações em tão pouco tempo.

Mas o que faz uma boa fotografia e o que a difere de outras? Muita gente acredita que é o equipamento, mas esse é um fator secundário. Afinal, temos fotos incríveis em toda a história da fotografia, mesmo quando o equipamento ainda era rudimentar. O mais importante é o olhar do fotógrafo, e este tem que ser treinado como se treina nos esportes: todo dia!

Então, independente do equipamento que você tenha agora, não fique esperando, porque já é possível começar a fotografar melhor! Abaixo damos algumas dicas pra te ajudar a fazer fotos cada vez mais impressionantes.

01 - Se Aproxime

Um dos maiores erros ao se fotografar é ficar distante. Esqueça a idéia de registrar todas as pessoas + o cenário + o céu + o cachorro da família, tudo numa foto só. Também não fotografe as pessoas enquadrando-as da cabeça aos pés. Chegue perto, muito perto se possível, e dê o destaque total para o elemento mais importante da foto, seja alguém ou algum objeto. Todo o resto serão detalhes que poderão enriquecer ao invés de roubar a atenção.




02 - Se Posicione

Varie as posições para fotografar ao invés de fazê-lo sempre em pé. Ajoelhe-se, deite no chão, suba numa escada ou cadeira, levante a câmera acima da sua cabeça, coloque-a sobre a mesa, etc. Tente enquadrar a cena entre algum objeto. Experimente e seja criativo, o resultado é sempre melhor assim.



03 - Use a Regra dos Terços e as Linhas do Cenário para Compor a Cena

Existem várias regras para serem usadas na composição de fotografias, muitas herdadas da pintura. Todas elas são um auxílio enorme, um dos mais importantes na verdade, para se fazer uma boa foto.

A Regra dos Terços consiste em dividir o enquadramento em três partes horizontais e três partes verticais, como na imagem abaixo. Sempre que você um elemento importante da foto em uma das interceções das linhas (onde elas se cruzam), você conseguirá um destaque maior deste elemento e um resultado mais harmonioso na foto. Experimente colocar um dos olhos da pessoa, em um retrato, bem em cima de uma das interceções.

Dica: procure nos recursos da sua câmera ou do seu celular, pois é muito provável que ela tenha a opção de exibir as linhas que dividem a tela com a Regra dos Terços. Assim, vai ficar muito mais fácil!



Outra regra muito importante é a de usar o movimento e a direção das p´roprias linhas do cenário. Isso exige um pouco mais de sensibilidade para você perceber essas linhas mas, quando tiver um pouquinho de treino, o resultado vai impressionar.



04 - Use a Luz Natural a Seu Favor

Não há luz melhor do que a do sol para fotografar. Mas é preciso muito cuidado, pois na maior parte do dia ela é intensa demais e cria sombras desarmoniosas na foto. Os melhores horários para usar a luz do sol diretamente são quando ele nasce e quando ele se põe. 

Dentro de ambientes fechados, as opções são maiores. Peça para as pessoas ficarem perto de uma janela e você verá como sua fotografia melhora.

A noite, não use o flash do celular, porque ele é disparado diretamente no assunto da fotografia, e isso costuma ser uma desvantagem. Sempre que possível, aproveite alguma outra fonte de luz, seja um poste, um abajur ou mesmo uma lanterna.



05 - Use o Contraste ou a Harmonia Entre as Cores

Esse é um dos maiores diferenciais de boas fotos. Procure explorar as cores do que vai fotografar e do cenário, abuse dos contrastes e das relações de harmonia entre as cores primárias e secundárias. Saber teoria das cores é essencial, se você ainda não conhece clica AQUI e aprenda de forma simplificada o que é. Use sempre o recursos das cores, mesmo se fotografar em preto e branco, pois as escalas de cinza tendem a seguir relações semelhantes as temperaturas de cor. Além disso, te ajuda a definir os contrastes.



TEM VONTADE DE APRENDER A FOTOGRAFAR COMO UM PROFISSIONAL?

A melhor forma é fazer bom um curso. Será que é difícil e precisa de um equipamento caro pra começar? O Curso de Fotografia Online prova que não! Apresentado pelo fotógrafo brasileiro Rodolfo Corradin (que já realizou ensaios com as maiores blogueiras do país além de diversas outras celebridades) o curso conta com 17 vídeo aulas com dicas de como começar na fotografia, como vender o seu trabalho, configurações de câmera, produção, lentes, equipamento, luz, enquadramento, direção além de técnicas para usar o Lightroom e Photoshop. Concluindo o curso, ganha-se também o Certificado, o que é sempre bom pro currículo!

CONTEÚDO DO CURSO

1 - Como começar na fotografia
2 - Como vender o seu trabalho
3 - Inspiração
4 - O que falar ( e não falar ) para o cliente
5 - Dicas de produção
6 - Equipamentos
7 - Trabalhar com blogueiras
8 - Mensagem motivacional
9 - Configurações de câmera
10 - Diferenças entre lentes
11 - A melhor luz
12 - Enquadramento
13 - Direção de modelo
14 - Tratando fotos no celular
15 - O que mostrar nas redes sociais
16 - Lightroom
17 - Photoshop

E o melhor? O preço! Clique na imagem abaixo e mergulhe nesse mundo incrível que é a fotografia!


Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!