10 Dicas Para Fotografar Incríveis Retratos

18.8.15


Na fotografia de retrato, o rosto e a expressão da pessoa fotografada são os elementos predominantes. O objetivo é expor a personalidade e o humor do assunto. Em alguns casos, isso também pode envolver um enquadramento mais aberto, mostrando a pessoa em alguma atividade que exerça (o chamado Retrato Ambientado), mas mesmo assim a atenção do fotógrafo deve estar sempre na expressividade do rosto, olhos e mãos.


Aqui estão as 10 melhores dicas para criar imagens únicas:

1 - Altere seu ponto de vista

Retratos são geralmente capturados com a câmera em torno do nível dos olhos do assunto. Então, quando você muda o ângulo em que você disparar a a foto, o seu retrato adquire um fator especial. Você pode levantar-se acima do assunto ou ficar tão perto do chão que você faça o enquadramento para cima. Desta forma, você vai explorar ângulos diferentes para despertar atenção na imagem.



2 - Brinque com o contato visual

A direção do olhar do seu (sua) modelo pode ter um grande efeito sobre a imagem. Além de pedir olhar para a lente diretamente, você pode tentar algumas variações: olhar para fora do enquadramento, manter um "olhar perdido" no horizonte, olhar para algo que está dentro do quadro, cobrir um ou ambos os olhos, etc. Isso contribui não somente no aspecto estético da imagem, mas também para sua narrativa.




3 - Quebre (um pouco) as regras de composição

Coloque o assunto num ponto morto ou na borda. Afaste-o um pouco de linhas guias ou use mais interseções do que seria o normal. Ou quebre graduações de cor. Faça tudo isso como experimento e de repente você pode criar imagens interessantes.



4 - Experimente com a iluminação

Há uma série de maneiras em que você pode usar a luz em seus retratos. Iluminação lateral, iluminação de fundo que destaca a silhueta, contrastes fortes que escondem algumas de suas características, iluminação de preenchimento que destaca quase todos os detalhes, luz natural, luzes com gelatinas cromáticas, etc, etc, etc. Esse é o aspecto de importância fundamental, pois não só a qualidade da luz é o que traz qualidade pra imagem, como um uso correto e criativo traz também autenticidade.




5 - Deixe seu (sua) modelo a vontade

Há pessoas que não ficam bem em fotos posadas ou nas poses clássicas. Então, mude para uma abordagem mais suave. Peça para fazerem coisas bem simples e que estejam habituados. Ou que simplesmente parem imóveis por uns instantes, sem se sentirem pressionados. Ou, ainda, pedir que façam algo que eles realmente amam (como um hobby, trabalho ou esporte) e brinque de ser im paparazzi! Isso funciona especialmente quando for fotografar crianças ou pessoas muito tímidas.




6 - Agora, tire-o (a) de sua zona de conforto

Peça que ela ou ele dê uma sonora gargalhada ou faça algo engraçado e estranho, como saltar. Peça por caretas, coloque detalhes extras na cena para ele interagir, entregue algum acessório um pouco bizarro (como um cacho de uvas ou uma máscara). Coloque dentro de novos ambientes ou atrás de objetos. Estas fotografias incomuns vão oferecer resultados únicos.




7 - Introduza alguns acessórios para a cena

Adicionando um acessório interessante e que combine com a personalidade retratada, você melhora a captura do observador através da geração de um ponto de interesse. Introduza algo que dá uma sensação de profundidade ao assunto, que de outra forma não teria tido. Mas muito cuidado com qualquer excesso: um ou dois acessórios podem ser perfeitamente suficientes. Objetos de trabalho, de artesanato, instrumentos musicais ou apetrechos vintage funcionam bem em muitos casos.




8 - Se aproxime sem medo

Sempre tenha retratos em que você faça bons closes no assunto. Se aproxime sem se sentir inibido ou invasivo, tudo é um jogo. E chegue tão perto quento os detalhes que você quer registrar exigirem, essa deve ser a medida. se aproximar não precisa ser sempre chegar bem próximo do rosto: fotografar as mãos, olhos, boca, ou mesmo apenas a sua parte inferior do corpo pode estimular a imaginação do espectador




9 - Esconda alguma parte ou detalhes do seu assunto

Em vez de usar o close em uma parte específica, você pode mascarar ou esconder partes do rosto ou do corpo do assunto. Isso pode ser feito com roupas, objetos, janelas e vidros, fumaça, uso de elementos em primeiro plano ou apenas cortar do enquadramento alguma coisa. Desta forma, a atenção do espectador poderá passear em diferentes planos e texturas, o que faz com que a imagem tenha uma riqueza extra em detalhes e sentidos.




10 - Fotografe em sequências

Faça mais de uma fotografia de cada vez, alternando sua câmera em modo de disparo contínuo e o modo de disparo normal. Desta forma, você vai produzir uma série de imagens que podem ser apresentadas em conjunto, em vez de apenas uma única imagem. Criando uma boa composição na diagramação dessas fotos, o resultado pode agradar a todos.




Estes são os 10 dicas para fotografar retratos. Mas o mais importante, e que dá valor a elas, é que você seja criativo, curioso e chegue gradualmente a seu estilo próprio. O processo fotográfico criativo é uma recompensa em si mesmo.

Quer aproveitar e aprender a fotografar como um profissional?

O melhor caminho para fotografar melhor é fazer um bom curso. Indicamos o Curso de Fotografia Online, com o fotógrafo Rodolfo Corradin

Com mais de 100 mil seguidores Rodolfo tem conquistado várias pessoas e já realizou ensaios com as maiores blogueiras do país além de diversas outras celebridades. Esse Curso é para você que quer começar na fotografia, mas também para você que já é fotografo e quer aprimorar suas técnicas e habilidades comerciais. São 17 vídeo aulas com dicas de como começar na fotografia, como vender o seu trabalho, configurações de câmera, produção, lentes, equipamento, luz, enquadramento, direção além de técnicas para usar o Lightroom e Photoshop. Além disso, o curso te dá um certificado para melhorar seu currículo!

E o melhor? O preço! Muito em conta e com as facilidades de pagamento por cartão ou boleto e a segurança já comprovada do sistema Hotmart.

Para conhecer mais do curso, clique na imagem abaixo. E boas fotografias!

Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!