,

Conversas com os Grandes Diretores do Cinema

11.7.15


Conhecer o pensamento de grandes diretores do cinema é assunto essencial para qualquer cinéfilo, profissional do cinema ou estudante de audiovisual. 


Reunimos aqui 10 excelentes livros que tratam da estética, métodos de filmagem, segredos dos roteiros e particularidades de grandes nomes da produção cinematográfica mundial, tudo relatado por eles mesmos, em seus próprios termos e seus brilhos de genialidade. Um material importantíssimo para todos que querem mergulhar ainda mais fundo nesse universo do Cinema!

- CONVERSAS COM ALMODÓVAR
Não há frequentador de sala de cinema no mundo que não conheça Pedro Almodóvar. Desde a escrita do roteiro até a escolha dos menores detalhes, ele é autor completo de seus filmes e trouxe para a sétima arte um estilo inconfundível, marcado por temas polêmicos e uma estética kitsch. Neste livro, construído a partir de uma série de entrevistas que o crítico de cinema Frédéric Strauss fez com o cineasta ao longo de mais de vinte anos, Almodóvar nos revela como compõe cenários e figurinos e tira proveito de músicas para realçar situações dramáticas. O leitor vai descobrir o que há de autobiográfico em sua obra, quais seus filmes e livros preferidos, a razão de privilegiar as personagens femininas e transformar radicalmente valores ligados a família, fé e sexualidade. 

- CONVERSAS COM KUBRICK
Este livro reúne as famosas entrevistas de Kubrick realizadas por Michel Ciment, informações sobre os profissionais que trabalharam com o diretor, como roteiristas, diretores de arte, montadores, etc., além de making of, fotos de cena e filmografia completa. Com prefácio do cineasta Martin Scorsese, trata-se de uma leitura obrigatória para cinéfilos e amantes da obra desse artista genial.

- CONVERSAS COM WOODY ALLEN
O biógrafo de Woody Allen, Eric Lax, reuniu 36 anos de conversas com o cineasta em Conversas com Woody Allen. No livro, Allen fala sobre a elaboração de roteiros, formação de elenco e representação, filmagem e direção, montagem e escolha da música. Ou seja, todo o processo cinematográfico é contemplado nas reflexões do grande cineasta. Além de saciar a curiosidade dos fãs de Allen, que faz comentários por vezes hilariantes, o livro é de leitura obrigatória para os cinéfilos..

- STEVEN SPIELBERG - UNA RETROSPECTIVA
Uma retrospectiva que comemora 40 anos da carreira de Spielberg e sua dedicação inabalável para  excelencia em todos os aspectos de seu trabalho. As chaves dos melhores filmes de uma carreira prolífica e variada, com numerosas observações e comentários retiradas de entrevistas realizadas pelo cineasta Richard Schickel. Mais de 400 imagens fantásticas que tornam este livro um parceiro essencial na arte do cinema. Por mais de quatro décadas, Steven Spielberg criou filmed inspiradores, emocionantes e inesquecíveis. Tubarão, ET, a saga de Indiana Jones, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan são alguns dos muitos êxitos que têm deslumbrado audiências em todo o mundo. Em espanhol.

- CLINT EASTWOOD - UNA RETROSPECTIVA
A celebração da lendária carreira de seis décadas de Clint Eastwood na frente e atrás da câmera. Ele inclui comentários do escritor e cineasta Richard Schickel e uma introdução pelo próprio Eastwood. Uma retrospectiva de luxo com mais de duas centenas de imagens que proporciona uma viagem íntima através da história deste artista versátil. Clint Eastwood alcançou status de ícone incomparável na história do cinema. Em sua carreira, ele já atuou em filmes importantes, primeiro como um ator de sucesso e, em seguida, como Diretor inteligente e inquieto. Este livro é uma homenagem merecida a esta personalidade cujas realizações enriqueceram nossa cultura e lançam luz sobre os tempos em que vivemos. Em espanhol.

- CONVERSAS COM SCORSESE
Em “Conversas com Scorsese”, um dos grandes nomes do cinema norte-americano do século XX fala sobre sucessos como “Taxi Driver”, “Touro indomável”, “Os infiltrados” e “Ilha do medo”, sobre narrativa, filmagem e direção, atores, música e montagem. Mas não só: os longos anos de amizade com o autor Richard Schickel, importante crítico de cinema da atualidade, fazem com que surja das conversas um homem brilhante, profundo conhecedor da história do cinema, capaz de refletir sobre seus medos, obsessões e fracassos.

- À ESPERA DO TEMPO - FILMANDO COM KUROSAWA
Este livro é uma reunião de textos escritos e ilustrados por Teruyo Nogami sobre o trabalho que exerceu ao lado do cineasta Akira Kurosawa como continuísta e diretora associada. De Rashomon até Madadayo, Nogami manteve uma espécie de diário em que registrava curiosidades sobre as filmagens, os bastidores e as locações, entre outras coisas. Seus relatos em primeira pessoa, sempre acompanhados por desenhos das 'cenas' mais marcantes, eram confeccionados durante as folgas entre as filmagens. Após a morte de Kurosawa, a autora decidiu reunir em livro esse material, além de alguns textos já publicados em revistas de cinema e relatos.

- MEU ÚLTIMO SUSPIRO
Luis Buñuel definiu “Meu Útimo Suspiro” como um livro “semibiográfico”. Por não se considerar um “homem da escrita”, chamou seu constante colaborador em filmes, Jean-Claude Carrière, para auxiliá-lo neste grande roteiro que retrata a origem, os erros e acertos, as dúvidas e certezas do cineasta que levou o surrealismo ao cinema, em parceria com nomes como Salvador Dalí e Garcia Lorca. Escrito no início da década de 1980, o livro logo se destacou pela irreverência e diferente narrativa, segundo o autor, “uma narrativa inesperada, um retrato meu, com minhas afirmações, hesitações, repetições e brancos, com minhas verdades e minhas mentiras; para resumir: minha memória”. 

- O QUE É SER DIRETOR DE CINEMA - MEMÓRIAS PROFISSIONAIS DE CACÁ DIEGUES
Este livro faz parte da série O que é Ser, que foi concebida com o objetivo de auxiliar os jovens em seu difícil processo de definição profissional. Grandes nomes da sociedade brasileira contemporânea, que ajudaram a desenvolver seus campos de atividade, revelam-se intelectual e politicamente. São histórias interessantíssimas, que abrem uma perspectiva para a compreensão não só de diferentes profissões, mas da sociedade em que atuam e lutam essas personalidades. Neste volume, o talento do Diretor de Cinema Cacá Diegues.

- EDUARDO COUTINHO
Homenagem aos 80 anos do cineasta, o livro reúne dois ensaios e dez entrevistas, além de 39 textos de crítica escritos por Eduardo Coutinho para o Jornal do Brasil entre 1973-74. Na segunda parte do livro, depoimentos de colaboradores de Eduardo Coutinho contam como é filmar com o diretor. A terceira parte forma um conjunto de resenhas de época e mais de uma dezena de textos inéditos sobre a filmografia do diretor de Cabra marcado para morrer, escritos por cineastas e críticos de várias gerações.

Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!