, ,

12 Filmes Imperdíveis Para Fotógrafos

1.7.15


Nos últimos anos surgiram no mercado excelentes filmes e documentários sobre fotografia e fotógrafos. Filmes que para os amantes da fotografia são obrigatórios já que retratam o quotidiano de fotógrafos e fotojornalistas no terreno, as historias por trás das fotografias e os desafios e dificuldades que são por vezes a captação de imagens em situações ou locais extremos, tais como guerras ou situações de grande tensão. Segue-se uma seleção de 12 filmes imperdíveis para quem gosta de fotografia e fotojornalismo. 

Fizemos também uma lista sugerindo 5 livros essenciais para fotógrafos. Pesquise os preços e vá fazendo este investimento, seja seu interesse profissional ou por paixão. São livros ótimos para o crescimento neste mundo fantástico da Fotografia.

- Fundamentos da Fotografia Criativa - 2ª Ed. 2015

- Tudo Sobre Fotografia

- Quando A Fotografia É Genial - 80 Obras-Primas Em Detalhes

- A Mente do Fotógrafo - Pensamento Criativo Para Fotografias Digitais Incríveis

- A Visão do Fotógrafo - Entendendo e Apreciando Grandes Fotografias

Agora, vamos à lista. Boas sessões!


1 - O Sal Da Terra / The Salt Of The Earth (2014)

Ao longo dos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado viajou pelos continentes seguindo os passos de uma humanidade em constante mudança. Testemunhou os maiores eventos de nossa história recente: conflitos internacionais, fome e êxodos… Ele agora embarca na descoberta de territórios primitivos, da fauna e flora selvagens, de paisagens grandiosas: um grande projeto fotográfico em tributo à beleza do planeta. A vida e obra de Sebastião Salgado são reveladas por seu filho, Juliano, que o acompanhou em suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também um fotógrafo.



2 - Revelando Sebastião Salgado (2012)

Este documentário pretende retratar a trajetória de Sebastião Salgado, um dos mais respeitados fotógrafos brasileiros. Em uma entrevista concedida à diretora Betse de Paula em 2012, o artista fala sobre a sua infância, quando ainda morava em uma pequena cidade de Minas Gerais, sua formação como economista e a posterior ascensão na França como fotógrafo especializado em fotojornalismo. Salgado explica as suas escolhas temáticas e estéticas, além de citar os seus trabalhos mais importantes e as histórias que marcaram o seu percurso profissional.




3 - Annie Leibovitz – A Vida Através Das Lentes / Annie Leibovitz: Life Through A Lens (2006)

Annie Leibovitz produziu algumas das mais famosas imagens dos últimos 30 anos e pode ser considerada a mais influente no mundo da fotografia. Glamour, riqueza e poder foram algumas das características registradas por Annie em seus trabalhos para revistas renomadas no mundo como Vogue e Rolling Stone; porém, não só isso faz parte de seu extenso portfólio: os horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda também foram documentados com seu estilo único de registro. Neste documentário, Annie divide com o espectador seu processo artístico, suas experiências durante a carreira, além de um balanço sobre fama e família, sempre registrados de uma forma intimista que vai de seu estúdio até seu descanso na fazenda. 



4 - Henri Cartier-Bresson - Biografia De Um Olhar / The Impassioned Eye (2003)

Um documentário acerca do grande mestre de fotografia do século XX e co-fundador da agência Magnum, Henri Cartier-Bresson. Um filme onde se vislumbra a intensa vitalidade e a presença do seu "olho apaixonado" em todos os seus trabalhos. Uma fascinante viagem visual, que traça um século de fotografia através do mundo, explorando continentes inteiros e apresentando-nos a pessoas deliciosamente fotografadas pelo grande mestre.



5 - Ansel Adams: Um Documentário / Ansel Adams: A Documentary Film (2002)

Este documentário de 2002 explora as várias facetas do lendário fotógrafo Ansel Adams. Muitos o associam às imagens branco e preto do Parque Yosemite e de outras áreas selvagens que ele capturou com sua câmera panorâmica. Sua paixão pela natureza é bem conhecida. Mas Adams tinha outros interesses tão mais intensos que foi forçado a tomar uma decisão logo cedo em sua vida sobre qual delas dedicaria mais energia: fotografia ou a música clássica. Dedicou-se à música durante sua infância em São Francisco e se não tivesse se dedicado na mesma medida a passear pelo Yosemite Valley, talvez não tivéssemos algumas das mais belas e famosas fotos do mundo.



6 - Fabricando Paisagens / Manufactured Landscapes (2006)

Fabricando Paisagens é um documentário que apresenta e reflete sobre o trabalho do fotógrafo Edward Burtynsky. Conhecido internacionalmente por suas fotografias de “paisagens manufaturadas” – pedreiras, usinas de reciclagem, fábricas, minas e represas – Burtynsky cria obras que nos confrontam com o resultado de nosso próprio consumo.
O filme apresenta o fotógrafo discutindo sua própria obra, explicando o que o levou a adotar essa temática em seu trabalho, e a importância que vê em que tomemos consciência das consequências da forma como vivemos e exploramos os recursos naturais do planeta.



7 - Fotógrafos Em Ação / Close Up Photographers At Work (2007)

"Close UP: Photographers at Work" é um documentário da cineasta Rebecca Dreyfus que joga um olhar interessante e delicado sobre um punhado de aclamados fotógrafos. O mestre entre eles é Albert Maysles, um fotógrafo que Jean Luc Godard já chamou de "o melhor cameraman americano".



8 - Nascidos Em Bordéis / Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids (2004)

O documentário mostra a vida das crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lado os menos favorecidos. Neste contexto, os menos privilegiados são as crianças filhas de prostitutas do bairro mais pobre da cidade. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munidos de câmeras fotográficas pedem para eles fazerem retratos de tudo que lhes chama a atenção. Os resultados são emocionantes. E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de se expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança e uma vida melhor a essas crianças, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.



9 - Fotógrafo De Guerra / War Photographer (2001)

James Nachtwey é um fotojornalista americano que cobriu, nas duas últimas décadas, a maioria dos conflitos armados. Este documentário explora a visão de Nachtwey quando captura as imagens do caos e da destruição da guerra.



10 - A Maleta Mexicana / The Mexican Suitcase (2011)

A história da incrível recuperação de 4.500 negativos de famosos fotógrafos de guerra, entre eles Robert Capa, Gerda Taro e David “Chim” Seymour, tirados durante a Guerra Civil Espanhola. Exilados de seus respectivos países – Alemanha, Polônia e Hungria – os três amigos viajaram à Espanha para lutar contra o fascismo com suas câmeras e reinventaram o fotojornalismo de guerra. Suas imagens vívidas da linha de frente espelhavam a bruta realidade da Guerra Civil. Considerados perdidos durante o conflito, os lendários negativos foram encontrados no México 70 anos depois e exibidos ao público em 2007. O documentário apresenta mais de 300 imagens encontradas nessa mala.



11 - A Cidade Dos Fotógrafos / La Ciudad De Los Fotografos (2006)

Durante o período da ditadura de Pinochet, um grupo de chilenos fotografou os protestos e a sociedade chilena em suas mais variadas facetas. Na rua, ao ritmo dos protestos, estes fotógrafos se formaram e criaram uma linguagem política. Para eles, fotografar foi uma prática de liberdade, uma tentativa de sobrevivência, uma alternativa para poder seguir vivendo. Suas fotografias serviram para apoiar o testemunho das vítimas da ditadura, e foram fundamentais para iniciar processos de justiça. Alguns deles foram reprimidos brutalmente, outros assassinados... a maioria continua viva. Eles representam o inóspito passado do Chile e a metamorfose da sociedade chilena. Este filme fala deles. 



12 - Le Corps Sublimé (2007)

Ficção-documentário sobre a curta vida da fotógrafa Francesca Woodman (1958-81) que costumava fotografar a si mesma em lugares estranhos, na maioria das vezes nua. É uma representação poética de sua vida interna e externa.

Quer aproveitar e aprender a fotografar como um profissional?

O melhor caminho para fotografar melhor é fazer um bom curso. Indicamos o Curso de Fotografia Online, com o fotógrafo Rodolfo Corradin.


Com mais de 100 mil seguidores Rodolfo tem conquistado várias pessoas e já realizou ensaios com as maiores blogueiras do país além de diversas outras celebridades. Esse Curso é para você que quer começar na fotografia, mas também para você que já é fotografo e quer aprimorar suas técnicas e habilidades comerciais. São 17 vídeo aulas com dicas de como começar na fotografia, como vender o seu trabalho, configurações de câmera, produção, lentes, equipamento, luz, enquadramento, direção além de técnicas para usar o Lightroom e Photoshop. Além disso, o curso te dá um certificado para melhorar seu currículo!

E o melhor? O preço! Muito em conta e com as facilidades de pagamento por cartão ou boleto e a segurança já comprovada do sistema Hotmart.

Para conhecer mais do curso, clique na imagem abaixo. E boas fotografias!

Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!