4 Conceitos de Iluminação Que Você Precisa Conhecer

26.7.15


A essência da fotografia é construída sobre o funcionamento da luz e da sombra. E quando se trata de iluminação para retrato, o uso de luz e sombra tem efeitos muito diferentes sobre a imagem final. A fim de criar um terreno comum entre fotógrafos, listamos alguns termos-chave da fotografia que você deve conhecer:

Luz Ampla (Broad Light)

Com uma configuração de luz ampla, os destaques da face estão voltados para a câmera, enquanto as sombras se afastam um pouco para um segundo plano do rosto. Essa configuração faz com que o rosto da pessoa pareça mais largo ou mais incisivo, com a maior parte iluminado e uma menor parte formando contraste.


Luz Curta (Short Light)

Luz curta é o completo oposto de luz ampla. Em uma configuração de luz curta, o lado da sombra do rosto fica em direção à câmera. O efeito faz com que o rosto da pessoa pareça mais esbelto. Este estilo de iluminação é usado para criar uma fotografia mais dramática.


Luz Plana ou Luz de Preenchimento (Flat Light)

Luz plana é simplesmente iluminação com o mínimo de sobras diretamente sobre o assunto. Ele geralmente tem pouco contraste e não dá toda a tridimensionalidade do rosto. É um esquema de iluminação que cria imagens mais tradicionais, com todos os detalhes visíveis mas sem impacto. Normalmente, a fonte de luz se posiciona de frente ao rosto, tanto no centro quanto nas diagonais inferiores. Apesar de não criar dramaticidade, fornece resultados impressionantes quando o objetivo é retratar a beleza do rosto.


Iluminação Dimensional (Dimensional Light)

A iluminação dimensional se propõe a fazer exatamente o que o termo quer dizer: criar dimensionalidade no rosto. Esse estilo utiliza luzes e sombras para esculpir o assunto, a fim de criar camadas e profundidade. Neste caso, o posicionamento das fontes de luz pode variar bastante para alcançar este objetivo


É sempre importante ter em mente que o jogo de luzes, suas intensidades e formatos, são cruciais na fotografia como um todo e, no caso da fotografia de retrato, na criação de certos estados de espírito transmitidos.

"As sombras são o que lhe darão o drama. Se você quiser mais drama, crie mais sombras. E se você quiser a sua imagem para ter mais profundidade, para parecer mais tridimensional, você pode também esculpir com as sombras. "
- Lindsay Adler 

Quer aproveitar e aprender a fotografar como um profissional?

O melhor caminho para fotografar melhor é fazer um bom curso. Indicamos o Curso de Fotografia Online, com o fotógrafo Rodolfo Corradin

Com mais de 100 mil seguidores Rodolfo tem conquistado várias pessoas e já realizou ensaios com as maiores blogueiras do país além de diversas outras celebridades. Esse Curso é para você que quer começar na fotografia, mas também para você que já é fotografo e quer aprimorar suas técnicas e habilidades comerciais. São 17 vídeo aulas com dicas de como começar na fotografia, como vender o seu trabalho, configurações de câmera, produção, lentes, equipamento, luz, enquadramento, direção além de técnicas para usar o Lightroom e Photoshop. Além disso, o curso te dá um certificado para melhorar seu currículo!

E o melhor? O preço! Muito em conta e com as facilidades de pagamento por cartão ou boleto e a segurança já comprovada do sistema Hotmart.

Para conhecer mais do curso, clique na imagem abaixo. E boas fotografias!

Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!